No seguimento do documentário Eco vs Ego – Sementes, a história por contar, a Nova Acrópole de Braga promoveu uma visita ao Banco Português de Germoplasma Vegetal, conduzida pela Eng.ª Ana Maria Barata.

O Banco Português de Germoplasma Vegetal tem como missão a colheita, conservação, documentação e valorização dos recursos genéticos vegetais assegurando a diversidade biológica e a produção agrícola sustentável atual e futura. Assume um papel central no domínio da conservação dos recursos genéticos nacionais.

A visita contou inicialmente com uma apresentação da história e percurso do atual INIAV e do Banco Português de Germoplasma Vegetal e ainda com a explicação dos procedimentos de colheita, conservação, documentação e valorização das sementes. Posteriormente, os participantes puderam ver todos os locais de trabalho para a concretização da missão do BPGV, bem como algumas das sementes preservadas. Foi possível participar de forma interventiva por forma a esclarecer as dúvidas dos presentes.

O projeto Eco vs Ego continuará em Junho, desta vez com atividades relacionadas com as abelhas.