Na passada noite de 28 de Março a Nova Acrópole em parceria com o município de Braga no âmbito do projeto Eco vs Ego, trouxe-nos o documentário “Plastic Ocean – Oceanos de Plástico”.
Iniciamos com a intervenção da bióloga Christiane Lopez que a todos deu a conhecer o projeto rios e a sua importância. Seguida de Ana Cristina Costa, técnica do município de Braga, e algumas palavras incentivando o papel ativo de cada um no cuidado ecológico.
“Oceanos de Plástico” levou-nos ao fundo do mar e ao fundo de nós. Mostrou-nos que as consequências de um mundo industrializado e de uma humanidade despreparada se sentem à escala global. Desde o peixe em busca de plâncton que encontra pelo meio resquícios de plástico, a uma mãe que busca proteger o seu filho da ingestão desse mesmo peixe.
“Como conseguimos parar?” Em Ruanda (África Oriental) já não é permitido o uso de sacos de plástico. “Não há o “por fora”” Na Alemanha existe um sistema específico que permite ao consumidor reciclar garrafas de plástico, recebendo retorno monetário correspondente (retorno também da nossa natureza).
É neste tipo de iniciativas que podemos incluir a responsabilidade do produtor na recolha e eliminação, nomeadamente, dos plásticos que se “deitam fora”.
“Exijam repensar o uso dos plásticos, uma menor utilização” Utilizando as palavras finais do filme: “porque do saber vem a preocupação, o cuidar, e com o cuidar a mudança”. Não sejamos meros passageiros na Terra, cada gesto conta! 🙂